Há provas arqueológicas que as abelhas já existiam há 42 milhões de anos e que os sumérios, que se estabeleceram na Mesopotâmia por volta de 5000a.C. já usavam o mel.
Na pré história era utilizado como alimento e até a introdução do açúcar a partir do século XVII, quando começou a se tornar mais acessível.
A história do pão de mel tem duas versões, a primeira refere-se a sua origem na Rússia, por volta do século IX, o "pryanik", era feito de farinha, mel (usado em grande quantidade) e suco de frutas. Com a vinda de especiarias provenientes da India e Oriente Médio, foram introduzidas em sua composição canela, nozes e gengibre. Entre os séculos XVII e XIX a receita se espalhou e cada região começou a ter peculiaridades na forma de prepará-los.
Os "pryaniks"era feitos com formatos de animais para enfeitar as árvores de natal, como presentes em festas, casamentos, dias especiais, e para enfermos em forma de anjos com objetivos de cura.
A outra versão é que o pão de mel é de origem européia, elaborado à base de mel, farinha de trigo, chocolate, manteiga, especiarias e ovos. Em geral são banhados em chocolate, ação que começou a ser feita para prolongar o seu sabor e umidade.
Atualmente o pão de mel é feito em todas partes do mundo com variáveis como recheios e coberturas.
É um excelente pedido para acompanhar um cafezinho ou chá da tarde neste friozinho.
A receita a seguir é da Simone Izumi, autora do livro Loucuras de Chocolate, eu não coloquei recheio, mas esta é uma opção para diversificá-lo. Pode-se usar doce de leite, geléias, doce de côco, ganaches, entre outros.
Ingredientes:
Bolo:
Farinha de trigo 275g
Açúcar Mascavo 50g
Chocolate em pó 45g
Bicarbonato de sódio 1 colher de sopa
Canela em pó 1/2 colher de chá
Noz moscada em pó 1/2 colher de chá
Cravo em pó 1/2 colher de chá
Gengibre em pó 1/2 colher de chá
Leite condensado 200g
Manteiga sem sal derretida 130g
Mel 150g
Leite 240mL
Cobertura:
Chocolate Meio Amargo 1Kg
Chocolate branco e/ou ao leite 150g para decorar.
Modo de fazer:
Misturar em duas tigelas distintas os ingredientes secos, após penerá-los; e na outra os ingredientes molhados.
A seguir adicionar a mistura líquida a de ingredientes secos e envolva bem.
Coloque a massa em um saco de confeiteiro para facilitar sua distribuição nas forminhas. Eu gosto de untá-las com Bake Easy da Wilton, pois não fica com sabor residual e fica super fácil para desenformá-los.
Assar o pão de mel no forno pré aquecido em 180 graus Celsius.
Para banhá-los, inicialmente derreter o chocolate meio amargo e temperá-lo.
Aquecê-lo por volta de 30 graus para banhar o pão de mel com auxilio de um garfinho para banhar. Escorra o excesso do chocolate e coloque-os sobre um tabuleiro coberto com papel manteiga. Leve a geladeira para finalizar a cristalização do chocolate.
Faça a finalização dos pães de mel e embale-os como preferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário